EPOP

Logo_epop

    Disciplinas disponíveis

    Os vírus são agentes patogénicos com importância crescente no campo da saúde pública, particularmente em oncologia. Além das novas doenças virais emergentes, as implicações socioeconómicas das doenças resultantes de infecção viral aumenta a preocupação nos decisores de saúde pública e a necessidade de aumentar as competências e investigação nesta área.

    Estes agentes infecciosos são hoje em dia considerados como um dos principais responsáveis pelo aparecimento de várias neoplasias em conjugação com a intervenção de vários outros cofactores como são o caso do fumo do cigarro, de outros agentes infecciosos e até do próprio património genético individual de cada individuo. No caso dos indivíduos imunodeprimidos ou submetidos a imunossupressão (ex. transplantes) a doença viral adquire bastante importância em particular pela reactivação de vírus resultantes de anteriores primoinfecções. Os doentes oncológicos representam um grupo particularmente susceptível a infeçoes virais.

    Por outro lado, a eficácia da vacinação e dos fármacos antivirais só é maximizada com um conhecimento adequado de todos os mecanismos que envolvem a interacção entre o vírus e o hospedeiro.

    Atendendo às contínuas evoluções no campo da virologia, da vacinação e da biologia molecular existe uma necessidade emergente de compreensão deste tema por parte de todos os profissionais de saúde com o aumento de competências nesta área científica.

    Neste curso, alem de uma formação base de introdução a virologia serão apresentadas algumas das principais questões actuais no estudo dos vírus, da vacinação e a sua relação com a doença oncológica

    O Serviço de Gastrenterologia do IPO-Porto, dará continuidade à realização do Curso de Gastrenterologia Oncológica, cuja 8ª edição, irá decorrer a 19 de Maio de 2023, organizado pelo IPO-Porto, em representação dos três IPOs.

     Esta iniciativa constitui já uma referência para todos os profissionais de saúde da especialidade de Gastrenterologia, mas também de Medicina Geral e Familiar pela vertente formativa e adjuvante no papel da referenciação.

    logo.pnglogo.png

    O Gestor de Risco Local assume-se como um elemento estratégico da gestão de risco dos serviços. Pelo que a sua formação é uma componente essencial para atingir os objetivos da gestão de risco.

    Desde a implementação desta “figura” no IPO Porto e ao longo dos anos desta formação, nota-se uma mudança de cultura que se faz sentir em cada serviço contribuindo assim para a segurança institucional.

    Nestes termos a ação proposta tem em conta as alterações introduzidas no perfil do gestor de risco local e a evolução técnica existente nesta matéria ao longo dos últimos anos.

    A Gestão de Risco permite implementar sistemas integrados que garantem a segurança dos estabelecimentos de saúde e acima de tudo dos doentes, pelo que é necessário rever periodicamente os procedimentos implementados e dar formação aos profissionais que atuam diretamente nos serviços para garantir a melhoria contínua dos sistemas de gestão de risco.

    Esta ação de formação tem como objetivo dotar os gestores de risco local dos conhecimentos necessários para implementarem o programa de atividades definido pela gestão de risco geral e assim contribuir para uma melhorar eficiência nos serviços.

    Este curso é de caráter obrigatório para todos os que desempenham funções de Gestor de Risco Local, sendo necessário efetuar reciclagem de 3 em 3 anos.

    A frequência desta formação exclui a necessidade de frequência nas formações obrigatórias de Gestão de Risco, Segurança Contra Incêndios/Planeamento Hospitalar e Controle de Infeção Hospitalar. Contudo, não exclui a participação na formação de suporte básico de vida ou nos simulacros que se venham a realizar nos serviços.

    No Curso Escrita e Publicação de Um Artigo Científico é apresentada uma introdução aos conceitos e estratégias que podem ser utilizadas na construção do texto científico e na formatação do artigo científico para uma posterior submissão e publicação com sucesso. No meio científico atual e em particular na área da saúde a publicação de estudos científicos na forma de artigo é não só uma fonte de informação e atualização do conhecimento, como uma componente de valorização curricular dos profissionais de saúde no contexto de autoria ou co-autoria de um artigo científico. Mais ainda, as Instituições Académicas e Hospitalares valorizam a sua credibilidade institucional consoante a sua capacidade de gerar projetos de investigação e também na publicação dos resultados científicos como indicadores da qualidade do trabalho realizado e da introdução de inovação. Atendendo às contínuas evoluções no campo da escrita e publicação científica existe uma necessidade emergente de compreensão deste tema por parte de todos os profissionais de saúde com o aumento de competências nesta área. Neste curso, alem de uma formação base de introdução a investigação serão apresentadas algumas das principais questões atuais na escrita científica, ferramentas e metodologias de apoio na escrita de um artigo científico. O responsável pelo curso tem mais de 450 artigos publicados em revistas indexadas, é membro do corpo editorial de vários jornais/revistas científicas e participa ativamente na revisão e decisão de publicação de artigos científicos.