FORMADORES



Ana Londral

É diretora do Laboratório Colaborativo Value for Health CoLAB. Lidera projetos de investigação e inovação na área de transformação digital e valor em saúde. Nas suas atividades, dá prioridade a relações colaborativas e interdisciplinares, com foco em ferramentas e métodos de aplicação em contextos reais da Saúde, envolvendo equipas clínicas, doentes e cidadãos em geral. É mentora e perita no EIT Health Innostars. É licenciada em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pelo Técnico. Tem o grau de Doutor em Ciências Biomédicas/Neurociências, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. É certificada em VBHC Green Belt pelo Valuebased Healthcare Center Europe.


Cláudia Ricardo

Licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade de Évora; Especialização em Marketing pelo Programa de Executivos do INSEAD. Atualmente é a Diretora de Acesso e Relações Institucionais da Roche Farmacêutica e Química. Teve responsabilidades na área do Planeamento Estratégico, Estudos de Mercado e de Recursos Humanos. Tem interesse pelas áreas de gestão, valor em saúde e liderança no feminino.


Diogo Marques

Diogo Marques, graduado em Ciências Farmacêuticas, Pós-Graduado em Gestão da Informação e Business Intelligence em Saúde e a concluir atualmente a Licenciatura em Economia no ISEG. Tem mais de 5 anos de experiência como Consultor na área da saúde, contando também com experiências na distribuição farmacêutica e em gestão hospitalar. Integra atualmente os órgãos sociais da Seção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos e integra a Direção da Associação Portuguesa de Economia da Saúde.


Filipe Costa

Diretor de VBHC Luz Saúde, Professor Assistente na Nova SBE em Gestão, Coordenador da Pós Graduação de gestão em Saúde da nova SBE Executivos. As suas áreas de interesse e de investigação prendem-se com a o conceito de value based healthcare, gestão da saúde, teoria das organizações, gestão de operações, medição de outcomes, benchmark e database, análise bioestatistica, análise de custos e melhoria de processos nas organizações. Liderou e realizou vários projetos nacionais, e internacionais na área da value based healthcare em múltiplos modelos de financiamento internacional de domínio público ou privado, como exemplo: MD Anderson Câncer Center. É investigador e membro do Health Economics and Management Knowledge Center da Nova SBE liderado pelo Prof Pedro Pita Barros. É Doutorado em Gestão na Nova SBE. Tem ainda um MBA e um Mestrado em Gestão em Saúde. Distinguido com o Merit Award of 2019 International Hospital Federation in Patient-centered Care com o projeto de Value Based Healthcare, e convidado para múltiplas palestra e conferências internacionais sobre a implementação de modelos de Value Based Healthcare.


Inês Moital

Doutorada em Farmacologia pela Universidade Autónoma de Barcelona. Iniciou o seu percurso profissional em consultoria científica onde foi responsável pela área de Estudos Clínicos e Medical Writing. Na indústria farmacêutica trabalhou na área de Medical Affairs e Avaliação Económica, estando atualmente a trabalhar na área de Real World Evidence em Oncologia. Colabora desde 2007 como formadora em contexto de formação pós-graduada em investigação clínica em instituições académicas e em cursos de formação de curta duração em parceria com Instituições de Saúde e Sociedades Científicas. Participa desde 2018 no grupo de trabalho do projeto PaRIS, na qualidade de representante da EFPIA.


Joana Sousa

CEO da MOAI Consulting. Engenheira Biomédica pela FCT-UNL, com 14 anos de experiência em consultoria de gestão. Iniciou o seu percurso na Accenture mas nos últimos 10 anos esteve focada na área da saúde, primeiro na IQVIA - onde assumiu funções de gestão da área hospitalar - e nos últimos dois anos na empresa que lidera, a MOAI Consulting, onde trabalha com todos os stakeholders do sector da saúde. Possui um Mestrado Executivo em Gestão pela UCP e é atualmente discente no Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP-NOVA.


João Leal

Mestre em Engenharia Biomédica pelo Instituto Superior Técnico (Universidade Lisboa), Formação em Desenho Avançado e Implementação de Financiamento com base em modelos de Case-Mix (PCSI) e PósGraduação em Gestão de Informação e Business Intelligence para a Saúde (Nova IMS). Com um percurso profissional sempre relacionado com área de Saúde e Business Intelligence, com uma primeira experiência nos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde como Analista e Gestor de Projetos relacionados com informação clínica, codificação clínica, recursos humanos e informação financeira. Hoje em dia exerce como Gestor de Data Analytics e Value Based Healthcare para a CUF, sendo responsável pela eficiência e gestão de iniciativas relacionadas com Gestão de Informação e Analytics, Value Based Healthcare e Codificação Clínica (nos serviços partilhados, com responsabilidade em todos os Hospitais e Clínicas do grupo). Mantém um papel ativo na ligação entre os stakeholders do Mercado da Saúde e as Universidades (coordenador de projetos, co-orientação de teses de mestrado e orador convidado).


Marta Soares

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Especialista em Oncologia Médica e Médica no IPO Porto desde 2003. Foi responsável pela Coordenação do Internato Médico do Serviço de Oncologia Médica (maio/2005 – janeiro/2012) e adjunta da Direção do Internato Médico (dezembro/2006 - setembro/2013). Responsável pela área médica da Unidade de Sarcomas do IPO (janeiro/2005 - maio/2017). Coordenadora da Unidade de Pulmão do IPO (janeiro/2012 – junho/2019). Coordenadora Nacional das Normas de Orientação Clínica de Pulmão pela DGS em abril/2013. Diretora Clínica do IPO Porto desde junho/2019. Possui o Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (PADIS) e desempenha funções de gestão, docência e investigação. Investigadora principal e co-investigadora em diversos ensaios clínicos de fase II e III, bem como estudos observacionais de avaliação de resultados em saúde. Co-autora de várias publicações científicas nacionais e internacionais.


Nilza Gonçalves

Licenciada em Psicologia Social e das Organizações pelo ISCTE (2000) e Estatística e Gestão de Informação pela NOVA IMS (2009). É Mestre em Estatística e Gestão de Informação pela NOVA IMS (2013) com uma tese na área dos Modelos Hierárquicos Bayesianos. Iniciou a sua atividade profissional nos estudos de mercado, abraçando a área da investigação clínica em 2006 como bioestatística. Em 2013, torna-se investigadora no Laboratório de Farmacologia Clínica no Hospital de Santa Maria, e em 2020 assume a função de coordenação de estudos clínicos numa CRO. Em 2022 integra a equipa de geração de evidência da Novartis Portugal. É docente livre na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e convidada da Universidade Lusófona na Pós-Graduação em Monitorização de Ensaios Clínicos.


Paulo Diz

Especialista em Administração Hospitalar, Mestre em Gestão, Licenciado em Contabilidade e Auditoria. Especialista em Gestão Pública e em Contabilidade, frequentou, também, o PADIS da AESE.

Desempenha funções no SNS desde 2006: Diretor Executivo do ACeS Aveiro Norte, desde agosto/2022, Vogal Executivo do CHVNGE (2019- 2022), Diretor Financeiro do CHBV (2009-2019) e Auditor Interno do HIP (2006- 2009). Professor Convidado no ISAG desde 2022. Entre 2002 e 2006 colaborou como auditor no processo de Revisão Legal das Contas na Sociedade Cravo, Fortes, Antão & Associado SROC.


Patrícia Redondo

Gestora, trabalha há 15 anos no setor da saúde. Mestre em Gestão e Pós-Graduada em Gestão e Administração Hospitalar. Possui o Curso Executivo Outcomes Measurement and Valuation of HTA da Universidade de York e o Curso Business Analytics da Católica Porto Business School. Diretora do serviço Outcomes Research Lab do IPO Porto, exercendo funções na Instituição desde 2016. Tem participado em vários projetos nacionais e internacionais na área da Oncologia, VBHC e Outcomes Research. Coautora de várias publicações científicas nacionais e internacionais. Tem experiência profissional como formadora e palestrante na área da medição de resultados em saúde. Participante da 2ª edição do Health Parliament Portugal. Membro do grupo de trabalho Value-Based Healthcare (APAH). Membro do grupo de investigação “Management, Outcomes Research and Economics in Healthcare” (IPO Porto).


Salomé Azevedo

É responsável pela área de avaliação de valor e saúde digital no VOH. CoLAB. É aluna de doutoramento em Engenharia e Gestão, do Instituto Superior Técnico. Investiga o desenvolvimento de sistemas de saúde digitais robustos e eficientes que permitem a avaliação de valor em saúde. Foi deputada no Health Parliament Portugal, em 2020/21. Foi assistente de investigação na Católica-Lisbon SBE, onde lecionou Gestão de Operações e Estratégia Tecnológica. Estagiou na Carnegie Mellon University. Obteve o grau de Mestre em Engenharia Biomédica, pelo Instituto Superior Técnico. É certificada em VBHC Green Belt pelo Value-based Healthcare Center Europe.


Sónia Franco

Consultora estratégica na Roche Diagnósticos Portugal e integra uma equipa internacional de consultores. Trabalha com instituições de saúde, apoiandoas na definição e implementação da sua estratégia de forma colaborativa, eficiente e sustentável, suportando as suas equipas na gestão da mudança. Engenheira Física de formação, iniciou o seu percurso como especialista de Workflow&IT e possui anos de experiência na implementação de soluções de automação laboratorial e gestão de projetos. Desde 2010, como consultora tem apoiado inúmeras equipas na área da saúde no desenvolvimento de projetos de melhoria operacional e organizacional, através de metodologias como lean, agile ou design thinking.


Teresa Monjardino

Investigadora Júnior do Grupo de Epidemiologia do Cancro - Centro de Investigação do IPO Porto. Licenciatura em ciências da nutrição e alimentação (2008), mestrado em saúde pública (2012) e doutoramento em saúde pública pela Universidade do Porto (2019). Integração de projetos nacionais e internacionais que monitorizam a eficácia, eficiência, segurança e custos associados a novos tratamentos oncológicos e o seu impacto na qualidade de vida dos doentes, utilizando dados reais de registos oncológicos clínicos e populacionais. Outros interesses de investigação: estudo de características socioeconómicas, demográficas, comportamentais e ambientais que interagem na produção de resultados de saúde em indivíduos e nas populações.